Home / Blog / Cuidados com lentes de contato

Cuidados com lentes de contato

Vamos falar um pouco sobre dicas e cuidados com o uso de lentes de contato. A função mais conhecida das lentes de contato é a de corrigir o grau do nosso olho, como uma alternativa ao uso do óculos. Porém, pouca gente sabe que elas também podem ser usadas com função terapêutica, ou seja, uma forma de “curativo”, como em casos de úlceras de córnea ou ceratites de exposição. Essa última só pode ser indicada pelo médico oftalmologista.

Mas vamos aos cuidados gerais que todas elas precisam. Um dos principais cuidados é a higiene das mãos antes de manipular as lentes, tanto na hora de colocá-las quanto na hora de tirá-las dos olhos. E essa higiene deve ser feita com uma boa lavagem de mãos. Uma outra recomendação essencial é o hábito de não dormir com suas lentes. Esse hábito, além de dificultar a troca de oxigênio da nossa córnea com o ar, favorece infecções. Também é muito importante não tomar banhos de piscina/mar com as lentes ou conservar as mesmas com soro fisiológico. Essa recomendação é mais importante ainda para quem usa lentes de contato gelatinosa. A ceratite por Acanthamoeba é de difícil tratamento e tem como maior fator de risco o uso de lentes nessas situações.

A respeito da conservação das mesmas, existem soluções específicas para isso (e não é soro fisiológico!) que deverão ser receitadas pelo seu oftalmologista no momento da adaptação de lentes de contato. É importante a troca diária do líquido de conservação do estojo das lentes e a troca ou higienização a cada 2 meses do estojo para lentes de contato. Para quem usa maquiagem, as lentes podem ser colocadas antes ou depois da maquiagem (eu, particularmente, prefiro antes), o importante é sempre colocá-las com as mãos limpas e tendo o cuidado para não cair resíduo da mesma nos olhos. Caso sinta que caiu algo, retire-as, lave-as bem com a solução para lentes e coloque novamente suas lentes. E quando estamos com qualquer suspeita de inflamação/infecção no olho é claro que não devemos usar nossas lentes e em alguns caos é até preciso descartá-las.

Bom pessoal, em termos gerais, esses são os cuidados com lentes de contato, podendo existir pequenas variações nas orientações de acordo com o seu médico. Seguindo a risca essas orientações, não tem por que não ser feliz sem os seus óculos! Hoje nós temos uma variedade enorme de lentes de contato no mercado e várias formas de adaptar para deixar o médico e o paciente satisfeitos!

Quer saber mais? Procure seu oftalmologista! Nós adaptamos lentes de contato da melhor forma para preservar a sua saúde ocular!
Um beijo e até a próxima!

Dra Beatriz Oliveira
CRM-Ba 23857

Comentários

About Marketing clinicadoolho

Além disso, verifique

book-841171_1280

Tô chegando aos 40. Por que tenho dificuldades em ler de Perto?

Uma queixa frequente no consultório é a dificuldade para ler de perto. Atendo diariamente pessoas ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *