Home / Blog / Como tratar o glaucoma sem usar colírios?

Como tratar o glaucoma sem usar colírios?

 
É possível tratar o glaucoma sem o uso de colírios. Neste texto vou informar como isto é possível dentro do conhecimento científico atual.  Vou me referir ao tipo mais comum de glaucoma, o de ângulo aberto.

Paradigmas demoram décadas ou séculos para serem mudados.
 
Desde quando estudei a resistência médica há mais de 15 anos aprendi que o tratamento do glaucoma é com colírios. Quando não funcionava poderíamos usar o laser e em seguida a cirurgia. É inegável o benefício do tratamento do glaucoma através dos colírios. Com os estudos de longo prazo, contudo, foram se evidenciando vários efeitos colaterais deles.
 
Muitos trabalhos científicos  mostram que podemos utilizar o laser SLT (Trabeculoplastia Seletiva a Laser) como primeira opção de tratamento do glaucoma. No passado e até os dias atuais, o laser sempre teve o seu papel e a tecnologia atual minimizou os riscos. Esse laser atual trabalha com energia muito baixa e é muito suave.
 
Um número crescente de médicos tem indicado o tratamento do glaucoma com o SLT. Este laser permite uma maior segurança e facilidade de aplicação comparado a técnica antiga. Os trabalhos científicos mostram que a eficácia do laser é igual a dos melhores colírios da atualidade.
 
Acredito ainda que em muitos casos a combinação do laser com colírios beneficia muitas pessoas que precisam de mais de um colírio, reduzindo a necessidade de tantas drogas e consequentemente seus efeitos colaterais.
 
O laser SLT é minha primeira indicação no início do tratamento do glaucoma de ângulo aberto, volto a frisar, correspondente a maioria dos casos. O quanto for possível manter o paciente sem colírios
ou utilizando-os de maneira mais racional o paciente terá menos efeitos colaterais e menos complicações em sua superfície ocular.
 
Reforço o que informei em outros materiais em vídeo do nosso canal no YouTube: o mais importante no controle do glaucoma é seguir rigorosamente a conduta adotada pelo médico e manter a vigilância através das visitas regulares ao oftalmologista.
 
No site www.laserparaglaucoma.com estão muitas das referências científicas sobre a utilização do laser SLT no tratamento do glaucoma.
 
A visão é o sentido mais importante do ser humano.
 
Dr Honassys Rocha
CRM-Ba 13076
Pioneiro em SLT (Trabeculoplastia Seletiva a Laser) no Norte-Nordeste do Brasil

Comentários

About Marketing clinicadoolho

Além disso, verifique

lentes

Cuidados com lentes de contato

Vamos falar um pouco sobre dicas e cuidados com o uso de lentes de contato. ...

10 Comentários

  1. Fui diagnosticada a algum tempo, e nada foi feito, a não ser ,o colirio,e o óculos. Estou com consulta marcada Irei reivindicar a possibilidade de fazer esse procedimento , Onde está localizado o seu consultório. ? Muito obrigado pelas valiosas informações

    • Olá!
      Na verdade o tratamento certamente foi feito através dos colírios, os quais são eficazes. O que ocorre é que o laser de trabeculoplastia seletiva é algo ainda novo no Brasil e pouco divulgado. Pra vc ter uma idéia em 2014 somente existia um laser em toda a região Norte-Nordeste do Brasil. Nosso ideal é de que este tipo de tratamento possa ser oferecido como opção terapêutica para todos os brasileiros que tem o diagnóstico de glaucoma. Até lá é importante que vc faça rigorosamente o tratamento prescrito pelo colega Oftalmologista. Vc pode perguntá-lo se o laser está disponível em sua região e se este tratamento se aplica em seu caso em específico; somente seu Oftalmologista, quem conhece seu caso clínico, poderá prescrever ou ele mesmo aplicar este tipo de tratamento.
      Um abraço,
      Honassys Rocha
      Diretor Médico
      Clínica do Olho

  2. Para o ângulo serrado, qual tratamento é indicado, hoje uso o xalacon 1gota à noite e azopt 12-12 horas.

    • Marketing clinicadoolho

      Artur, é importante debater o tratamento diretamente com seu oftalmologista. Alguns casos podem ser tratados com colírios. Abraços.

  3. Ñ entendo! Trato angulo fechado há anos, fiz lazer, usei colirios q dão alergia, agora medico receitou um caríssimo comprei e na primeira aplicação ja fiquei com olho cor de sangue! E agora ? Volto lá, ela passa outro colirio, nem paguei o caríssimo e compro outro! Deveriam ter amostra para testar! Absurdo! E lazer ñ abriu nada! Vc entra em depressão e ñ dizem o que vc pode ou ñ usar! Fica jogando para psiquiatra e vice! Profissionais estão se formando na sorte infelismente!

    • Marketing clinicadoolho

      Olá Tania,

      Eticamente não podemos opinar sobre o caso em específico, porem sugerimos que você exponha sua insegurança ao seu médico. Informamos, também, que é possível, em alguns casos, associar a iridoplastia após a iridotomia.
      Agradecemos o seu contato!

  4. Seu estilo é exclusivo em comparação com outras pessoas tenho ler coisas de.
    Obrigado por postando quando tiveres a oportunidade, acho que eu vou só marca livro
    esta página.

  5. Aida Matos Montenegro

    Meu canal lacrimal entupiu e infeccionou.
    Após um tratamento com antibióticos fui submetida a uma cirurgia que foi feita por dentro do nariz.
    Foi colocado uma sonda no novo canal que foi retirada 6 meses depois.
    A cirurgia não deu certo. O canal obstruiu novamente.
    Fiz uma tomografia e o oftalmologista disse que a mucosa obstruiu a nova passagem que havia sido criada e que preciso me submeter a uma outra cirurgia.
    A mucosa fechou o canal após a retirada da sonda, 6 meses aPIS a cirurgia.
    Dessa vez, a cirurgia será feita por fora do nariz.
    O que deve ser feito para que essa mucosa não cresça obstruindo novamente o novo canal?

    • Marketing clinicadoolho

      Olá Aida!
      Estamos focados no tratamento do glaucoma, mas sugerimos seguir a recomendação médica e comparecer a todas as revisões.
      Agradecemos o seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *