Home / Blog / Capsulotomia

Capsulotomia

Em algumas pessoas submetidas a cirurgia de catarata no passado pode ocorrer uma turvação da visão progressiva, a qual se manifesta de forma semelhante à catarata. Antigamente esta condição era chamada de catarata secundária. Atualmente é conhecida como “opacificação da cápsula” que dá suporte a lente intraocular.

Capsulotomia é a criação de uma janela na cápsula posterior do cristalino, feita artificialmente, através de laser ou através de cirurgia incisional. O objetivo da capsulotomia é fazer com que a luz penetre no olho normalmente e, por consequência, o paciente deve enxergar melhor algumas horas logo após o procedimento.

O processo de turvação desta cápsula surge logo após a cirurgia de catarata. Algumas células remanescentes do cristalino cataratatoso acabam se multiplicando atrás da lente intraocular, pois sua fisiologia normal é da multiplicação celular continua; como não existe mais a lente natural estas células somente provocam a turvação da sua cápsula. Portanto, para que o paciente tenha turvação da cápsula é preciso que previamente o paciente tenha se submetido a cirurgia de catarata.

Na maioria das vezes, em quase sua totalidade, durante a cirurgia de catarata é implantada uma lente artificial, a lente intraocular. Nos últimos anos surgiram várias lentes com desenho diferenciado de sua borda com objetivo de reduzir a migração e multiplicação das células do cristalino para a área central da cápsula. Isto de fato reduziu a possibilidade de turvação da cápsula.

Este procedimento cirúrgico, a capsulotomia, geralmente realizado com laser, é minimamente invasivo. Quase todos os casos são bem sucedidos. Para o médico treinado é uma técnica relativamente simples de cirurgia a laser. Por outro lado devem ser tomados alguns cuidados a fim de manter o sucesso do procedimento: o uso da menor energia de laser possível, uso de colírios no pós laser de maneira adequada por parte do paciente, comparecimento à revisão e comunicação ao médico de eventual borramento da visão algumas semanas após a realização do laser.

Um cuidado extra que tomo ao realizar este procedimento é a utilização de uma lente especial a qual proporciona maior precisão na aplicação e proteção a lente intraocular existente. Dessa forma, na prática, necessito de uma energia menor e os disparos são feitos exclusivamente na cápsula, protegendo a lente intraocular. Sem este controle, eventuais disparos na lente, sobretudo quando o paciente se mexe durante o procedimento alguns disparos fora da cápsula podem comprometer a qualidade visual do paciente. Em casos extremos a lente intraocular pode ser trocada através de uma cirurgia, semelhante à cirurgia de catarata.

Um dos motivos mais raros de turvação visual após algumas semanas de realizado o laser é o edema no fundo do olho. Este edema mesmo se não tratado usualmente evolui com a resolução espontânea, ainda que não seja tratado; porém há excessões. O uso da mais baixa energia possível durante o procedimento é um fator de proteção para este edema.

Se você tem alguma dúvida relacionada a este procedimento, a capsulotomia, deixe abaixo o seu comentário que terei o maior prazer em responder.

A visão é o sentido mais importante do ser humano!

Dr Honassys Rocha
CRM – Ba 13076
Médico oftalmologista com 18 anos de experiência em capaulotomia a laser (2017))

Comentários

About Marketing clinicadoolho

Além disso, verifique

book-841171_1280

Tô chegando aos 40. Por que tenho dificuldades em ler de Perto?

Uma queixa frequente no consultório é a dificuldade para ler de perto. Atendo diariamente pessoas ...

10 Comentários

  1. Gostaria ficar sabendo atas seções e necessário para capsulotmia a larsee valores e endereço e telefone pra contato

    • Marketing clinicadoolho

      João, geralmente para Capsulotomia Yag Laser é necessário uma sessão por olho. Porém o médico deve avaliar a necessidade de cada paciente e de quanto em quanto tempo deverá ser repetido esse procedimento. Hoje em 25 de Agosto de 2017, o valor da sessão pode ser pago a vista ou no cartão de crédito em 10x de R$37,00. A clinica do Olho fica na Av. Sete de Setembro, 562, centro de Salvador. Telefones: 71- 3328 2020 ou Whats app 99181 0273

  2. Quanto tempo após o procedimento de capsulectomia Yang laser, posso fazer um canal no meu dente?

  3. CLAUDIA MARIA CAVALCANTI MALLMANN

    Fiz cirurgia de catarata a 1 mês e na revisão da cirurgia foi recomendada a capsulotomia.
    O que deu errado ? Este procedimento e perigoso ?

    • Marketing clinicadoolho

      Olá Cláudia,

      Fique tranquila, que é comum a turvação da capsula após da cirurgia de catarata. É um procedimento muito tranquilo.
      Recomendamos assistir ao vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=VTC5E9HNdGo

      • Fiz a cirurgia de catarata e coloquei uma lente trifocal zeiss já tem 1 mês e estou com uma visão fantasma tipo fora de foco em algumas distâncias e o medico disse que o cérebro se acostuma e depois melhora
        Isso é verdade?
        O que pode ser ?
        Também estou com algumas linhas marrons voando nos olhos
        Estou. Preocupada!

        • Marketing clinicadoolho

          Olá Cláudia,
          Genericamente falando, algumas vezes pode existir essa queixa, de modo usualmente transitório. Procure sempre usar os dois olhos e seguir as recomendações do seu médico. é importante comunicar a ele qualquer sintoma novo, se houver.

          Obrigado pelo seu contato!

  4. Sebasotiao Augusto

    Boa noite!
    Fiz catarata a um ano .
    Agora fíz a capsulotomia hoje mas minha vista ainda tá embacada e normal?

    • Marketing clinicadoolho

      Olá Sebastião,
      Genericamente, uma das possibilidades é o outro olho estar com necessidade de capsulotomia. Verifique presencialmente com seu médico. Agradecemos o seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *